Dia do fotógrafo no Brasil: saiba tudo sobre a data
Saiba quando o dia do fotógrafo é comemorado e confira algumas curiosidades sobre essa data tão importante.
Você sabia que o dia do fotógrafo é comemorado em 8 de janeiro?
Anualmente, no Brasil, essa data celebra os fotógrafos e a sua contribuição cultural, destacando a importância desse profissional para o registro de memórias de momentos importantes e marcantes em nossas vidas.
Até porque todo mundo, em algum momento da vida, vai precisar de um fotógrafo!
É ele que vai registrar datas como a formatura da faculdade, o casamento, o batizado de uma criança, e uma série de outros eventos de familiares e amigos.
Para destacar a importância desse profissional e te contar tudo sobre essa data, a equipe da Go Evento preparou um conteúdo especial!
Confira abaixo nosso artigo dedicado ao dia do fotógrafo, com a origem da data e diversas curiosidades sobre essa comemoração.
Acompanhe até o final e boa leitura!
Quando é o dia do fotógrafo?
No Brasil, o dia do fotógrafo é comemorado em 8 de janeiro.
Essa data é reservada para destacar a importância do profissional em nossas vidas e a sua influência nas mais variadas áreas, captando acontecimentos e eternizando memórias.
Tanto para as demandas de prestação de serviços, como as realizadas em festas e eventos, os fotógrafos são peças importantes em, também, registros históricos!
No jornalismo, na publicidade, na política e até em trabalhos de investigação, esse profissional é o único que pode captar detalhes e registrá-los em formato de imagem, oferecendo a visualização de um rico material.
Origem da data que homenageia os fotógrafos
Não é por acaso que o dia 8 de janeiro é considerado o dia do fotógrafo: essa data marca a chegada da primeira câmera fotográfica ao Brasil, no ano de 1840.
Esse equipamento é conhecido como daguerreótipo e foi encomendado pelo próprio Dom Pedro II, um ano depois do seu lançamento mundial na Academia de Ciências da França.
O daguerreótipo foi desenvolvido por Louis Jacques Mandé Daguerre, que foi pintor, cenógrafo, físico e inventor, e o responsável pela primeira patente de um processo fotográfico – uma grande contribuição histórica!
Justamente no dia 8 de janeiro, esse aparelho foi utilizado, pela primeira vez, aqui no Brasil, concedendo a Dom Pedro II o título de primeiro fotógrafo brasileiro, uma vez que foi o imperador quem operou o daguerreótipo.
Dia do fotógrafo ou dia da fotografia?
Foto: Pexels
É comum que muita gente faça confusão com essas dadas, inclusive encontrando várias informações divergentes na internet, uma vez que o dia do fotógrafo e o dia da fotografia são celebrados em datas diferentes aqui no Brasil.
Como citamos, o dia do fotógrafo é datado de 8 de janeiro – já o Dia Mundial da Fotografia, no restante do mundo, é celebrado no dia 19 de agosto.
Essa comemoração internacional não faz menção à profissão em si, apenas à oitava arte, celebrando a influência da fotografia nos mais variados níveis da civilização em todo o mundo.
Porém, aqui no Brasil não existe distinção: pode-se comemorar ambas as perspectivas da fotografia nas duas datas, havendo assim espaço para celebrar a arte e o seu responsável: o fotógrafo.
Profissão, fotógrafo: como é o mercado da fotografia no Brasil
Uma característica marcante do mercado da fotografia no Brasil, como ocorre em várias áreas da prestação de serviços, é a sua volatilidade: apenas quando existe um número considerável de pessoas demandando por esse tipo de serviço, é que se pode ver uma procura por fotógrafos.
Ainda, com o advento da tecnologia, a profissão acabou caindo em uma espécie de desvalorização, uma vez que é mais comum que as pessoas usem seus celulares para registrar momentos, do que contratar um profissional exclusivamente para isso.
Também, o período da pandemia de COVID-19 foi muito prejudicial para esse mercado: com a necessidade do isolamento social e o cancelamento de festas e eventos, muitos profissionais ficaram sem trabalho, o que desvalorizou a área.
Porém, com a volta das interações sociais, a procura por esses profissionais voltou a aumentar, principalmente para aqueles que se reinventaram em seus serviços e oferecem a fotografia com trabalhos de vídeo, cobertura de eventos e outras demandas afins.
Inclusive, algumas das tendências em fotografia atualmente são:
fotos minimalistas;
lifestyle de bebês;
fotos panorâmicas e em 360°;
uso de smartphones e drones;
pacotes completos e elaborados de fotos para casamento.
A importância do fotógrafo e do seu dia
Foto: Pexels
Esse profissional, por mais que esteja associado a serviços específicos como eventos e celebrações, causa bem mais impacto na nossa rotina do que imaginamos.
São eles os responsáveis por registrar acontecimentos históricos que estão nos jornais e revistas, bem como apresentar informações nos noticiários por meio de imagens.
São outros motivos que tornam a fotografia, e o fotógrafo, de grande importância para a sociedade:
o estímulo psicológico;
a identificação genealógica;
a emoção por meio das imagens;
o grande apego ativo causado pela memória;
a contribuição em diversos segmentos profissionais;
o estímulo criativo através da expressão e das cores.
Já deu para perceber que essa data deveria receber ainda mais destaque, e que os fotógrafos merecem sempre ser celebrados, não é mesmo?
Procurando por um fotógrafo para registrar seu casamento, aniversário, ou realizar um ensaio fotográfico especial? Confira a lista de fotógrafos cadastrados na Go Evento e conte com um profissional de confiança!
Conclusão
Agora você sabe quando é celebrado, no Brasil, o dia do fotógrafo, bem como a sua importância para a história do mundo e a sua relevância na cultura.
Se você tem um amigo, familiar, ou conhece um fotógrafo, não deixe de parabenizá-lo pelo trabalho e dedicação em registrar momentos únicos e especiais na vida de milhares de pessoas.
Para mais conteúdos interessantes, acesse o blog completo da Go Evento, clicando aqui.